O tratamento oncológico pode se utilizar de diferentes técnicas cirúrgicas para combater a doença e aumentar as chances de cura para o paciente. A traqueostomia é uma dessas técnicas que podem ser necessárias para facilitar a passagem de ar em pacientes que apresentem algum tipo de obstrução nas vias naturais.
A cirurgia consiste na colocação de um pequeno tubo, chamado cânula, na região próxima ao Pomo de Adão. Ela pode ser necessária nos casos de tumores que possam obstruir a laringe ou depois de cirurgias que deixam a região muito inchada, impedindo a respiração.
A colocação é feita no hospital, mas o paciente deve aprender a trocar e fazer a limpeza da cânula sozinho, quando possível, pois a higiene do dispositivo previne infecções ou complicações indesejáveis.
Algumas recomendações podem ser de grande valor para o cuidado da traqueostomia e a higienização da cânula:
- Troque diariamente, ou assim que necessário, o conjunto completo da cânula. Para facilitar, faça isso em horários fixos, para evitar o esquecimento;
- A subcânula deve ser trocada três vezes ao dia. isso garante que não haja entupimentos;
- A região próxima à traqueostomia deve estar sempre limpa. Utilize sabão neutro e água pelo menos duas vezes por dia e faça a hidratação com um creme sem perfume;
- Para evitar que a cânula machuque a pele do pescoço, use duas gazes dobradas como apoio à cânula;
- Utilize um pequeno “avental” de tecido para proteger a traqueostomia. Isso evita a entrada de partículas e o ressecamento da traqueia e brônquios;
- Se sentir ressecamento, faça inalações com soro fisiológico;
- Se alguma secreção se acumular ao redor da cânula, faça a limpeza para evitar infecções;
- A subcânula pode sair em um acesso de tosse; nesse caso, substitua-a por uma nova.
Alguns problemas podem ser resolvidos facilmente com o hábito de cuidar da traqueostomia. Mas, se alguma situação não puder ser solucionada em casa, é preciso procurar um serviço de atendimento médico. O mais importante é lembrar que a calma é fundamental para que a dificuldade de respirar não aumente.
Os textos publicados no Blog Oncologia viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médico oncologista e esclareça suas dúvidas.